domingo, 18 de enero de 2009

Homenaje a UPF en Brasil

Cámara de Diputados
Se llevó a cabo del 5 al 7 de diciembre un Festival para la Paz Global (http://www.globalpeacefestival.org) en Brasilia (http://www.upf.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1342). En la ocasión la Cámara de Diputados de Brasil (www.camara.gov.br) le realizó un homenaje a la Federación para la Paz Universal (UPF) en su sesión del 5 de diciembre, donde distintos diputados resaltan la labor de la entidad y dieron cuenta del GPF (www.gpfbrasil.com) que se desarrolló con el impulso del Diputado Manoel Ferreira (www2.camara.gov.br/internet/homeagencia/materias.html?pk=129561). A continuación la nota de la Cámara sobre la sesión especial en su idioma original.

Câmara homenageia Federação para a Paz Universal
A Câmara homenageou na última sexta-feira (5) a Federação para a Paz Universal, iniciada por Sun Myung Moon - também fundador da Igreja da Unificação, em 1954, em Seul (Coréia do Sul). A Federação congrega diferentes religiões em todo o mundo.

A sessão solene foi proposta pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que a presidiu. Ele destacou que a Federação hoje é reconhecida como órgão consultivo pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No último fim de semana, a Federação organizou, em Brasília, o Festival Global da Paz, que, conforme Marquezelli, já foi realizado em 18 países. Segundo o deputado, "com muitos e muitos anos de trabalho", a ONU não alcançou o progresso que a FPU conseguiu. "Em poucos anos, a organização logrou o progresso de aproximar corações, abrir portas, unir todas as religiões no mesmo barco para construir um mundo novo, o mundo da cordialidade, o mundo da paz", destacou.

Para o deputado Pastor Manoel Ferreira (PTB-RJ), o diálogo religioso representa uma das melhores maneiras para conseguir a paz. "Esse diálogo pode, às vezes, muito mais do que o próprio poderio bélico e de nações frente a conflitos", afirmou.

O deputado Sérgio Petecão (PMN-AC) destacou que a construção da paz depende de condições sociais dignas para toda a população. Ele lembrou que, atualmente, há o discurso mundial pela preservação da Amazônia, "o que é o correto", mas falta a preocupação com as pessoas que vivem na floresta. "Não pode haver paz numa sociedade marcada pelas desigualdades. A paz deve ser assegurada por meio de ações que garantam plena cidadania a todos os membros da nossa sociedade", afirmou.

Na opinião do deputado, devido às desigualdades, as pessoas "estão perdendo a capacidade de amar e de ser amadas". Segundo ele, é nesse contexto que a Federação pode ajudar. "A UPF pode nos ajudar a desenvolver um projeto baseado na rearticulação das famílias, e é por meio dela que podemos formar os nossos jovens para trilhar o caminho do bem", disse Petecão.

Reportagem - Maria Neves. Edição - Wilson Silveira
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara' / E-mail: agencia@camara.gov.br)

NOTICIAS DE UNIFICACIÓN
noticiasdeunificacion@gmail.com
http://noticiasdeunificacion.blogspot.com